FALTAM 100 DIAS! - Rolê na América
Rolê na América

FALTAM 100 DIAS!

ANSIEDADE TOTAL: TÁ CHEGANDO.

Uma ideia alimentada há mais de 3 anos com muito trabalho, sonho e paciência, agora está mais real do que nunca. Após adiar por duas vezes, agora definimos: dia 1º de junho partiremos, aconteça o que acontecer. Se faltar dinheiro, vai com menos dinheiro mesmo. Se tiver que improvisar, vai no improviso mesmo.

Planejar uma jornada dessas dá muito trabalho. É praticamente nosso segundo emprego. Quer saber como andam os preparativos? Aí vai um resumo:

SITE

TCHARÃÃÃÃM! Agora somos rolenaamerica.com.br. Trabalhamos muito no site nessas últimas semanas. Esperamos que gostem e estamos abertos a sugestões.

CARRO

Estamos muito felizes com nossa XTerra. Já rodamos 10.000 km e tivemos só alguns pequenos problemas. Nada fora do esperado. A XTerra tem ganhado bastante carinho: trocamos os pneus, fizemos duas boas revisões gerais, trocamos faróis de neblina, substituímos algumas peças da suspensão e agora partiremos para uma reforma elétrica. (Clique e saiba por que compramos uma Nissan XTerra)

TRAILER

Na temporada em que o trailer ficou na Fábrica da Apollo, ele recebeu ajustes específicos para a viagem. Manta térmica na parte hidráulica para aguentar as baixas temperaturas, troca do microondas por um armário (seria mais útil), pequenos consertos e o principal: placa fotovoltaica para autonomia elétrica. Desde dezembro estamos focados no aprendizado: na estrada, nos campings, nas manobras e nos pernoites na estrada.

FOTOGRAFIA

Uma viagem como essa merece um registro decente. Por isso, decidimos comprar uma GoPro e uma câmera profissional. A GoPro (Hero4) está com a gente desde dezembro e já aprendemos a tirar fotos ótimas com ela. Já a Câmera (Nikon D3400) está a caminho e deve chegar nos próximos dias.

ROTEIRO DE VIAGEM

Nós já temos uma rota traçada, mas andamos recebendo novas sugestões, bem como repensando algumas coisas e, embora já tenhamos uma boa noção do trajeto, ainda falta fazer uma revisão nele e tomar algumas decisões importantes. Mas basicamente será isto.

BUROCRACIA

Já temos passaportes e carteiras internacionais, os dois. Mas ainda temos de ver um tanto de documentos: seguro saúde, carta verde (um seguro obrigatório no Mercosul), SOAT (equivalente da carta verde para Equador, Colômbia e Peru).

GRANA

Este é o ponto mais delicado. Apesar de mexermos nas planilhas todo santo dia, simplesmente não sabemos se vamos ter o necessário pra viajar. Mas ao mesmo tempo, se tudo der muito certo nos próximos 3 meses, pode sobrar dinheiro.

A conta toda é complexa porque não basta ter o dinheiro para a viagem em si. É preciso comprar uma série de coisas antes de partirmos, bem como preparar o carro e o trailer. Além disso, precisamos deixar dinheiro parado em nossas contas no Brasil para nossos financiamentos serem debitados ao longo da viagem (Carro e FIES). Também precisamos de uma reserva para nosso retorno, sendo que voltaremos sem ter uma casa e sem empregos.

Para atingirmos nossa meta e viajarmos do jeito que planejamos, estamos trabalhando muuuuito e tentado enxugar cada centavo de nossas despesas. Também estamos bolando outras alternativas, como projetos para financiamento coletivo e cotas de patrocínio. Aliás, se quiser ajudar com algum dinheiro, quiser patrocinar ou dar ideias, clique aqui e entre em contato. 😉

Enfim, estamos numa corrida contra o tempo… Aparentemente, estes últimos 100 dias antes de viajar vão ser beeeem intensos!

  • Eduardo Pimentel

    Que sensacional!!! Mas assim, casa vcs têm!! O trailer! Se voltar da viagem e não quiser alugar um apto, morem no trailer por um tempo. Vcs já vão estar acostumados!!! Hahha boa sorte, casal!

    • Nikolas Pacheco Müller

      Com certeza, se tivermos que morar no Trailer, não vai ser o fim do mundo. hahahaha

  • Marcelo

    Muito legal, sonho muito em fazer isso num futuro não tão distante!