Campings e pernoites - Rolê na América
Rolê na América

Campings e pernoites

Esta é uma lista dos lugares nos quais ficamos ao longo da viagem. Esperamos ajudar outros viajantes! Estão organizados por ordem cronológica.

Laguna – BR 101 sentido sul

Posto Rosso 24 horas

Coordenadas: S28°20.46’ O048°44.029’

Como foi: Falamos com o gerente, que nos deixou dormir bem pertinho do posto, num local bem iluminado. Excelente atendimento de todos os funcionários – todos receptivos e simpáticos. Nos sentimos muito seguros.

Posto tem uma loja para caminhões bem completa

Wi-fi: não sabemos (não utilizamos nessa noite)

Água: pegamos um pouco da mangueira do posto

Data: 28/05/2017

Rio Grande – RS

Posto Rosso 24 horas

Coordenadas: esquecemos de anotar 🙁 mas é o maior posto 24 horas à esquerda pouco depois de passar da entrada para o Chuy, um pouco antes de chegar na cidade de Rio Grande.

Como foi: encostamos entre dois caminhões, sob algumas árvores, num local agradável. O posto é enorme, há intenso movimento de caminhões – o que é bom, pois nos sentimos seguros, mas é ruim por ser muito barulhento.

Água: pegamos um pouco da mangueira do posto

Data: 07/06/2017

La Coronilla – Uruguay

Parque Nacional Santa Teresa

Coordenadas: S 33°58.591′, W 53°31.983′

Como foi: o parque tem uma excelente área de camping. Fomos muito bem recepcionados. Estacionamos o trailer sob as árvores num local próximo à Fortaleza. Há movimento de militares constantemente, e também nas guaritas nas entradas do parque, o que nos passou muita segurança. Pode-se fazer fogueiras!

Valor: 5 dólares por pessoa/dia; não cobraram valor extra pelo trailer

Data: de 8 a 12/06/2017

Punta del Este – Uruguay

Camping Punta Ballenna

Coordenadas: S 34°53.101′, W 55°1.362′

Como foi: recebidos com simpatia e gentileza assim que chegamos. Como estávamos fora de temporada e com o camping praticamente vazio, nos deixaram escolher lugares fora da área de “casas rodantes”. Paramos ao lado de uma churrasqueira (há muitas pelo camping todo!). Nos sentimos seguros.

Energia elétrica: sim

Wi-fi: sim, perto da recepção

Valor: 280 pesos por pessoa + 150 pesos pelo trailer (ganhamos desconto, o valor da tabela era 200)/por dia. Ou seja, cerca de 25 dólares por dia no total.

Data: de 12 a 15/06/2017

Montevideo – Uruguay

Free camping – Puerto del Buceo, na rua, em frente a guarita do Yatch Club

Coordenadas: S 34°54.643′, W 56°7.805′

Como foi: com a ajuda do IOverlander, encontramos este ponto, uma espécie de parque que reúne campos de futebol, as instalações de uma marina e um Yatch Club. Estacionamos o trailer na rua mesmo, junto à calçada, a poucos metros da guarita 24h do Yatch Club. Nos sentimos muito seguros e tivemos uma ótima estadia improvisada.

Data: 15/06/2017

Colônica del Sacramento – Uruguay

Camping Los Nogales

Coordenadas: S 34°27.784′, W 57°49.512′

Como foi: não havia ninguém quando chegamos e o camping tinha cara de abandonado. Conversamos com vizinhos que nos disseram pra esperar e ligaram para o dono do camping. Cinco minutos depois ele chegou – nos recebeu bem e fez um bom preço comparado com campings anteriores no Uruguay, então decidimos ficar.

Wi-fi: não

Valor: 15 dólares por dia (para os dois e o trailer)

Data: 16 e 17/06/2017

Fray Bentos – Uruguay

Posto ANCAP

Coordenadas: S 33°10.168’, W 58°10.877’

Como foi: ótimo posto para pernoite! Organizado, iluminado, seguro, banheiros limpos, boa conveniência onde comemos alfajores e tomamos café, todos deliciosos e baratinhos. Nos ofereceram água, mas não precisávamos.

Água: sim, próximos às bombas do posto, e apenas para reabastecer a caixa (não ligada diretamente)

Wi-fi: sim

Data: 18/06/2017

Zarate – Argentina

Coordenadas: S 34°7.269’, W 59°0.852’

Como foi: bom posto, bem grande e seguro. Paramos nos fundos, onde há um grande estacionamento para caminhões. Bem tranquilo e quieto à noite, o que é raro em postos de gasolina, hehe. Bons banheiros, pode-se pegar água quente por 4 pesos e água fria de graça (pegamos um pouco numa garrafa).

Água: sim, próximo às bombas do posto, e apenas para reabastecer

Energia elétrica: não

Wi-fi: sim, mas não funcionou em nossos celulares por algum motivo desconhecido

Data: 19/06/2017

Tigre – Argentina

Andean Roads

Coordenadas: S 34°27.050′, W 58°40.921′

Como foi: é uma empresa de aluguel de motorhomes, mas o super gentil e querido dono (Cristian), que também é overlander, também oferece o espaço do local para campings. É pequeno, foi provavelmente o menor lugar onde já manobramos nosso trailer. Trailers maiores que o nosso não caberiam. Lugar muito agradável, terreno cheio de árvores, silencioso e seguro. Banheiro com um excelente banho quente!

Água: sim, mas não conectada diretamente ao trailer. Usamos a mangueira para encher a caixa a cada 2 ou 3 dias, que é o período que costuma durar.

Wi-fi: sim!

Valor: 10 dólares por dia (para os dois)

Data: 20/06/2017 a 25/06/2017

Junín – Argentina

Coordenadas: S 34°39.486′, W 60°50.711′

Como foi: bom posto, paramos ao lado do posto, antes da entrada dos caminhões. Banheiros limpos, chuveiros com água quente (não usamos). Limpo, organizado, seguro.

Energia elétrica: não

Wi-fi: sim, mas só perto da conveniência. Onde paramos com o trailer o sinal não alcançava.

Data: 26/06/2017

Laboulaye – Argentina

Posto AXION

Coordenadas: S 34°8.898′, W 63°21.882′

Como foi: local com intenso movimento de caminhoneiros durante toda a madrugada, talvez por ser um trecho com poucos postos… De qualquer forma, seguro, funcionários atenciosos, banheiros limpos e chuveiros a gás (por 15 pesos).

Data: 27/06/2017

La Dormida – Argentina

Coordenadas: S 33°20.367′, W 67°54.633′

Como foi: frentista nos sugeriu estacionar debaixo de uma árvore, nos fundos do posto. Muito bonitinho e confortável! Pena que tinha um gerador bem ao lado… Hahaha. Apesar do barulho do gerador, foi um bom pernoite.

Água: sim, nos deixaram pegar umas garrafas gratuitamente

Data: 28/06/2017

Mendoza – Argentina

Camping Suizo

Coordenadas: S 32°51.300′, W 68°53.800′

Como foi: estava fechado para manutenção, por ser fora de temporada. Ainda assim, conversamos com o Lalo, o dono do camping, e ele nos recebeu, e muito bem! Ele é super solícito, muito gentil e simpático. Local grande, com árvores e piscina (embora não estejamos utilizando, por causa do frio.. hehe). Também nos ofereceu máquina de lavar.

Wi-fi: sim!

Valor: 250 pesos para os dois/por dia (preço especial pelas condições extraordinárias de nossa estadia, hehe). Cerca de 15 dólares

Data: 29/06/2017 a 11/07/2017

Uspallata – Argentina

Estacionamento do Museo “Los Bevedas”

Coordenadas: S32°34.164’, W 69°20.447’

Como foi: pedimos permissão para Margarita, a guia do pequeno (e gratuito) museo, e ela disse que não havia problemas pernoitarmos no estacionamento dele. O local é bem grande, é bem pertinho da rodovia mas é silencioso. Nos pareceu seguro, vimos carros da polícia fazendo ronda por ali (não vieram falar conosco). Uma vista incrível para as Cordilheiras, que ficamos admirando ao entardecer. Porém… MUITO vento! Ali pelas três e meia da madrugada, começaram ventos fortíssimos, que nos acordaram com o barulho e os sacolejos que davam no trailer. Duraram deste horário até amanhecer, ali pelas oito. Depois, simplesmente acalmou.

Data: 12/07/2017

Los Andes – Chile

Estacionamento COPEC (posto de gasolina)

Coordenadas: S32°54.459’, W 70°17.625’

Como foi: é o primeiro posto depois da parte mais íngreme da descida dos Andes. É 24 horas e também abriga vários caminhões. Conversamos com o frentista, que nos indicou um lugarzinho debaixo de umas árvores, a beira de um riachinho. Muito agradável! Para os padrões de um posto de gasolina na beira de uma estrada importante, foi silencioso.

Água: enchemos nossos galões em uma torneira

Data: 13/07/2017

Pablo Colorado – Chile

Estacionamento COPEC (posto de gasolina)

Coordenadas: S32°4.789’, W 71°30.937’

Como foi: posto 24 horas, seguro e bem iluminado. Conveniência grande porém cara (não consumimos nada lá). Chuveiros quentes por 500 pesos. Grande trunfo: lavanderia! SIM, é isso mesmo que vocês leram. Máquinas de lavar e secar, fichas por 600 pesos (ou seja, lavar e sacar dá uns dois dólares). Uma benção!

Água: enchemos nossos galões em uma torneira

Energia elétrica: não

Wi-fi: sim, sofrível de ruim

Data: 14/07/2017

La Serena – Chile

Aventura Jacks

Coordenadas: S29°55.969’, W 71°16.516’

Como foi: é uma empresa de venda, aluguel e conserto de motorhomes e trailers. Paramos aqui depois que nosso inversor queimou no último posto de gasolina… Jack nos deixou ficar no quintal (estacionamento onde os RVs ficam) enquanto a situação se resolvia. Não cobrou pela estadia, apenas pelos serviços relacionados ao inversor. Disse que gosta de receber viajantes e que, se quiséssemos passar lá na volta, nos receberia novamente.

Água: sim, Jack ofereceu a mangueira para pegarmos à vontade

Energia elétrica: sim

Wi-fi: sim, tivemos coragem de pedir no terceiro dia de estadia e, aparentemente, não precisávamos ter demorado tanto, pois eles não pareceram nada chateados em nos passar a senha

Valor: grátis (a estadia, não os serviços… hahaha)

Data: 15/07 à 18/07/2017

Algum lugar entre La Serena e Bahia Inglesa – Chile

Área de Descanso da Ruta 5

Coordenadas: S32°4.789’, W 71°30.937’

Como foi: a Ruta 5 é cheia dessas Áreas de Descanso. São locais com estacionamento grande, geralmente bonitos, com canteiros bem cuidados. Há banheiros limpos e chuveiros quentes, tudo gratuito. E geralmente há um funcionário por ali 24 horas, fazendo a manutenção (impecável) e de olho em tudo. Esta onde ficamos tinha, especialmente, o Desierto Florido como moldura. À noite, barulho dos caminhões, mas não chega a ser pior do que qualquer pernoite em posto de gasolina.

Água: água potável disponível num galão; água corrente nos chuveiros e banheiros

Data: 19/07/2017

Bahia Inglesa – Chile

Bahia Club

Coordenadas: S32°4.789’, W 71°30.937’

Como foi: um dos campings que mais gostamos até agora, talvez um dos mais bonitos em que já estivemos. Grande, na areia branquinha de uma bela praia. É dividido em boxes e tem cobertura de uma malha para proteger do sol. Cada boxe tem churrasqueira, mesa, bancos e ponto de energia. Também tem excelente estrutura com grandes banheiros sempre limpos e com chuveiros quentes maravilhosos; do lado de fora desse prédio, pias para lavar louça e roupas (tem até tanque). A manutenção do local é impecável, você os vê trabalhando o tempo todo – e são todos muito simpáticos. Segundo Lili, a administradora, é o único camping do Chile que oferece água potável nas torneiras (o que, considerando a escassez de água nesse desertão e o preço da água aqui, é um grande trunfo!). Ela ainda nos deixou estacionar o trailer ali e ficou de olho nele por dois dias, enquanto fazíamos wild camping pelo deserto apenas com o carro – sem cobrar nada por isso.

Água: lembrem-se que água no deserto é ouro… eles cobram 5.000 pesos chilenos para encher o tanque de RVs (em dólar, aproximadamente $7,50). Mas há água à vontade (e é potável) nas torneiras do próprio camping. Nós preferimos não pagar pra abastecer o nosso e utilizar a estrutura do local.

Wi-fi: não

Valor: 5.000 pesos por pessoa (não cobram pelo trailer). Mais ou menos 15 dólares para duas pessoas por dia. É um excelente preço aqui no Chile!

Data: 20/07 à 27/07/2017

Taltal – Chile

Estacionamento COPEC

Coordenadas: S25°23.963’, W 69°57.906’

Como foi: pequeno e empoeirado COPEC, nossa única opção para pernoitar no meio do deserto após pegar um trecho bem ruim e cheio de desvios esburacados na Ruta 5. Porém, fomos recebidos com simpatia pelos frentistas. Estacionamos bem na frente do posto, local iluminado e seguro, 24 horas. Como sempre, barulho de caminhões ao longo de toda a noite – mas a essa altura esse som, pra gente, é quase uma canção de ninar.

Data: 28/07/2017

Antofagasta – Chile

Área de descanso da Ruta 5

Coordenadas: S23°20.429’, W 69°51.358’

Como foi: iluminado, espaçoso. Funcionários trabalhando no local 24 horas, o que nos faz sentir seguros. Banheiros impecavelmente limpos, chuveiros quentes com boa pressão. Yay! Não ficamos na área de caminhões; manobramos carro e trailer lado a lado na área de carros mesmo. Um pouco mais silencioso. Foi uma boa noite de sono!

Data: 29/07/2017

Sierra Gorda – Chile

Estacionamento COPEC

Coordenadas: S23°11.059’, W 69°38.086’

Como foi: mais um pequeno e empoeirado COPEC. Este, porém, com Wi-fi! Além do Wi-fi, uma boa conveniência, com uma atendente super simpática e preços razoáveis para um posto de gasolina no meio do deserto. Vários itens bons para viajantes no meio do deserto, como picolés baratinhos, pão, lanchinhos em geral. Para pernoite, o mesmo de sempre: seguro, um pouco barulhento, mas ok para uma noite.

Wi-fi: sim!!!!

Valor: free

Data: 30/07/2017

San Pedro de Atacama – Chile

Camping Los Perales

Coordenadas: S22°54.800’, W 68°12.048’

Como foi: um motivo único nos fez ficar, e foi o preço. Foi o lugar mais barato que encontramos em San Pedro. O Camping em si é legal: muito bem localizado, pertinho da R. Caracoles. Área grande, com algumas árvores. Tem uma cozinha comunitária. Banheiros sempre limpos. Chuveiro é meio esquisito – às vezes a água quente simplesmente acaba e você tem de esperar 15 minutos pra poder terminar o banho – mas é ok. Agora o atendimento… Lamentável. Aparentemente é uma família que mora na casa da frente e também administra o local. E aparentemente eles detestam ter de administrar o camping! Quando chegamos, o portão estava fechado. Tocamos a campainha, batemos na porta, nada. Dois hóspedes chegaram e abriram pra gente; e nos disseram pra irmos até a porta da casa e chamar “alô!”. Lá fomos nós. Ficamos gritando alô diversas vezes, enquanto ouvíamos alguém lá dentro tossir e resmungar e éramos ignorados. Dali a pouco aparece uma mulher com uma super cara de mau humor perguntando o que queríamos (!). Após perguntarmos se poderíamos ficar ali, depois perguntarmos onde deixar o trailer, depois perguntar como funcionava o pagamento (ela não tomou iniciativa para nos explicar absolutamente nada), ela simplesmente virou as costas e saiu… O resto tivemos de descobrir sozinhos ou perguntando aos outros hóspedes. O atendimento continuou essa tristeza em toda nossa estadia. Toda vez que precisávamos entrar ou sair com o carro tínhamos de ir na casa pedir pra abrirem o portão; sempre esse sofrimento. Ir até lá, chamar, ver as pessoas passando e fazendo coisas dentro de casa e nos ignorando. Só depois de muito “alô” e espera sermos atendidos. Apenas duas pessoas, um senhor e uma mulher aparentando ser um pouco mais jovem, nos trataram com, pelo menos, boa educação e um pouco de gentileza. De resto, se o seu dinheiro não estiver tão apertado, sugerimos procurar outro lugar. A gente não deixou isso atrapalhar nossa estadia em San Pedro, levamos tudo numa boa e na base da piada/bom humor, mas achamos triste deixar o suado dinheirinho nas mãos de quem não quer te receber.

Água: sim, mas bem regulada pelos donos

Wi-fi: não

Valor: 6.000 pesos por pessoa (algo em torno de 18 dólares por dia para nós dois)

Data: 31/07/2017 a 04/08/2017

La Negra – Chile

Estacionamento Shell

Coordenadas: S23°47.644’, W 70°19.030’

Como foi:  surpreendentemente bom. Estacionamos bem ao lado dos banheiros, sob umas arvorezinhas. Relativa tranquilidade para um posto. Atendentes bem queridos e simpáticos conosco.

Wi-fi: sim!!!!

Data: 06/08/2017

Taltal – Chile

Camping Municipal Taltal

Coordenadas: S25°23.107’, W 70°27.491’

Como foi: lugarzinho massa! É uma grande área recreativa, na beira da praia. Com parquinho, banheiros (fechados pois fora de temporada), áreas de picnic com mesas e churrasqueiras e áreas de camping. Como chegamos cedo, deu pra curtir a paisagem, que é bem bonita. Curtimos a praia e o entardecer. À noite, chegaram outros overlanders, dois deles de bicicleta e um de moto. Todos arrumaram seus acampamentos perto da gente – assim todos nos sentimos mais seguros. Noite tranquila com o som do mar ao fundo!

Data: 07/08/2017

Parque Nacional Pan de Azucar – Chile

Estacionamento da Playa Blanca

Coordenadas: S26°10.408’, W 70°39.642’

Como foi: com a grana curta, precisamos fugir de campings pagos, então passamos reto pelos campings oficiais do Parque. Na beira da Playa Blanca, há um estacionamento de fácil acesso apesar de a estrada ser de areia. Foi ali mesmo que ficamos! O lugar é sensacional; a vista para o lindíssimo mar azul, a costa cheia de pedras de formatos e cores diversas, de onde se pode ver o lindo pôr do sol do Pacífico.